Notícias

8 dicas para diminuir o consumo de memória do Chrome.

Embora seja um dos navegadores mais utilizados do mundo, o Google Chrome também é um dos que mais consome memória RAM, o que pode deixar o PC lento e irritar alguns usuários. Listamos 9 dicas para reduzir o consumo e ajudar a minimizar este problema:

1. Desative extensões

As extensões facilitam a navegação, mas consomem muita memória. Lembre-se de excluir as que você não estiver utilizando e use bookmarlets no lugar. Eles funcionam como os bookmarks regulares e ainda contam com memória adicional. Clique em Configurações>Extensões e remova as que desejar. Se preferir, digite chrome://extensions para abrir a página.

2. Feche as abas que você não estiver utilizando

O Chrome é um navegador multi-processo, o que significa que para cada guia, ele executa um processo separado. Quanto mais abas abertas, maior a chance de o navegador travar.

3. Altere o modelo de processo do Chrome

Pensando na última dica, é possível ainda mudar o modelo de processo utilizado. Para executar o Chrome em um único processo, é necessário ter um atalho do navegador. Clique e ‘Destino’ e digite ‘—single-process’.

4. Elimine os temas

Clique em ‘Configurações’ e ‘Temas’ e redefina para o tema-padrão do browser.

5. Adicione um botão para limpar a memória

Vá em ‘Propriedades do Chrome’ e em ‘Destino’ insira ‘-purge-memory-button’ depois de "C: Program FilesGoogleChromeApplicationchrome.exe". Abra o 'Gerenciador de Tarefas' do Chrome e perceba o aparecimento de um botão dedicado a limpar a memória. Este método pode liberar cerca de 10 MB.

6. Exclua dados de navegação

O Chrome pode salvar imagens, vídeos e outros dados em cache para facilitar o acesso aos sites, mas essas informações também consomem memória. Em ‘Ferramentas’, clique em ‘Limpar dados de navegação’ e elimine as informações em ‘o começo’. Todos os dados serão apagados.

7. Redefina as configurações do navegador

Clique em ‘Configurações Avançadas’ e em ‘Redefinir configurações’. O Chrome vai funcionar como quando foi instalado no PC pela primeira vez.

8. Fique atento a extensões e tarefas desconhecidas

Além de evitar que o navegador fique lerdo, esta é uma medida de segurança. Qualquer extensão que não tenha sido instalada pelo próprio usuário deve ser imediatamente eliminada.
Fonte: olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.