Notícias

Antena revolucionária pode melhorar sinal e aumentar carga da bateria.

Pense aí em um celular mais leve, com uma tela mais bem aproveitada no corpo do aparelho, sinal poderoso e carga de bateria de longa duração. Tudo isso mudando somente as antenas internas. A ideia revolucionária faz parte de um projeto de pesquisadores finlandeses e pode chegar ao mercado já na próxima geração de smartphones. Atualmente, os dispositivos trazem um conjunto de antenas que servem a diferentespropósitos, seja para WiFi, Bluetooth ou GPS, por exemplo. Na universidade Aalto University, Finlândia, os estudos vêm indicando uma solução para fabricar o objeto a partir de componentes bem menores, capazes de se adaptar às frequências exigidas pelo usuário. Por exemplo: você está em casa, conectado à rede WiFi, e, ao deixar sua residência, precisa usar o mapa ao visitar um amigo em sua casa nova. Na busca pelo sinal do GPS, o celular utilizaria a mesma antena, que, por sua vez, encontraria a frequência necessária digitalmente. “Desta forma, muitas aplicações do smartphone, como GPS, Bluetooth e WiFi, não precisarão mais de suas próprias antenas. Em vez disso, todos os dados do telefone serão transferidos por apenas uma, controlada digitalmente. Consequentemente, teremos design mais simples para os aparelhos e telas mais largas, pois a antena não precisará de tanto espaço”, explica o doutorando Jari-Matti Hannula.

Transferência de dados mais rápida.

O grupo finlandês, sob orientação do professor de Engenharia de Rádio, Ville Vikari, vem desenvolvendo um novo método que combina elementos da tradicional antena com eletrônica digital avançada, para operar em qualquer frequência. A estimativa de salto da velocidade na transferência de dados é de 100 a 1000 vezes mais rápida do que nos celulares atuais. Entretanto, além do desenvolvimento de todo esse conceito, é necessária uma nova tecnologia para controlar essas revolucionárias antenas. A Aalto University vem testando as possibilidades comerciais da novidade em parceria com a companhia chinesa Huawei e a expectativa de Vikari é que a próxima geração de smartphones já venha com mudanças nesse sentido.
Fonte: tecmundo

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.