Notícias

Designer mistura arte e cultura maker para empoderar mulheres na tecnologia

Conheça o blog da Feldi, que aposta em tutoriais bem-humorados e ferramentas simples para trazer mais diversidade à área de TI 

Segundo o último levantamento do PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, o Brasil conta com apenas 20% dos seus cargos da área de TI ocupados por mulheres – nos Estados Unidos a relação é de 25%. Uma realidade que torna urgente projetos que diminuam tal disparidade entre os gêneros na área, como o de Melissa Fieldman, designer que desde o final do ano passado tem um blog com essa missão.
Após descobrir que estava insatisfeita com seu trabalho dentro de uma agência de publicidade, Melissa descobriu um curso de especialização de tecnologia criativa na Universidade de Nova York. Assim que se formou, a designer foi convidada a trabalhar para o SparkFun, site de venda online de equipamentos eletrônicos, e desde então mantém um blog na empresa destinado a incentivar mulheres a construir utensílios com as próprias mãos, dentro da ideia do DIY – Do it yourself -, ideologia por trás da cultura maker cada vez mais popular na área da tecnologia.
Todos os objetos – que vão desde um vestido com um colarinho em LED até uma bolsa para festas com matriz de LED – são feitos com ferramentas acessíveis, e os tutoriais são disponibilizados em vídeo ou em rápidos textos de passo-a-passo. Em todos eles, Melissa tenta trabalhar com a ideia de apropriar-se da tecnologia para resolver problemas de stress e ansiedade da vida diária. Isso é evidente em alguns projetos pessoais que mantém além do blog, como o PRIMETIME , em que trabalha formas de fugir das pressões do tempo de forma criativa e dinâmica.
Todo o trabalho da Feldi (pseudômimo de Melissa na SparkFun), está disponibilizado no seu blog na SparkFun, que contém vídeos e outros tipos de tutoriais para o seu DIY.

por Agnes Guimarães Cruz

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.