Notícias

É possível recuperar mensagens 'apagadas para todos' no WhatsApp; veja como

 

O WhatsApp liberou recentemente o aguardado (e levemente polêmico) recurso que permite apagar uma mensagem para todos os envolvidos na conversa, dando um período de 7 minutos para o usuário se arrepender e apagar a publicação. No entanto, foi descoberta uma brecha nesse sistema que permite recuperar o conteúdo da mensagem, desde que a pessoa esteja usando Android e tenha notificações habilitadas para a conversa.

O site espanhol Android Jefe reparou que o sistema operacional do Google possui um recurso que grava o conteúdo todas as notificações recebidas pelo celular. O “apagar para todos” do WhatsApp foi pensado para eliminar o conteúdo das notificações e exibir apenas “Esta mensagem foi apagada”, mas a informação ainda permanece nos registros para quem souber como procurar.

A função não será útil para todas as ocasiões. O Olhar Digital conseguiu testar e existem algumas condições para que ela funcione: 

Você não pode ter reiniciado o celular (o registro é zerado após o desligamento);
Você precisa ter interagido com a notificação (dispensando ou acessando o app) antes de a mensagem ser apagada;
Fotos não podem ser recuperadas;
Apenas os 100 primeiros caracteres de uma mensagem podem ser recuperados;

Com essas particularidades, é óbvio que o recurso não serve para que você veja algo que tenha sido apagado antes de você perceber. No entanto, pode ser útil para recuperar algo como um número telefônico que você tenha esquecido de anotar, por exemplo.

Veja como proceder:

1. Você recebeu a notificação 

2. Você precisa ter interagido com a notificação antes de a mensagem ser apagada

Ou seja: você precisa abrir a notificação ou dispensá-la. Se o envio for apagado antes de você interagir com a notificação, você só terá acesso ao "Esta mensagem foi apagada".

3. Instale um aplicativo de acesso ao registro de notificações do Android

Existem aplicativos dedicados a isso como o Notification History Log e o Notification History [4.3+]. De modo resumido, esses apps apenas abrem o registro nativo do Android, mas é mais simples baixá-los e instalá-los do que configurar um widget para fazer o mesmo. Se preferir fazer isso sem baixar nada, existem instruções mais detalhadas neste link. Além disso, launchers como o Nova também permitem acesso facilitado ao recurso.

4. Abra a última notificação do WhatsApp que você recebeu e procure pelo campo “android.text”.  

Fonte: Olhardigital

 

 

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.