Notícias

Facebook libera ferramenta que ensina robôs do Messenger a conversar

O Facebook disponibilizou hoje no GitHub o código do fastText, uma ferramenta de inteligência artificial que o site utiliza no desenvolvimento de bots para o Messenger. O fastText permite que criadores de bots tornem suas criações mais responsivas às interações dos humanos, entendendo melhor o que eles querem dizer e, consequentemente, respondendo melhor às suas solicitações.

De acordo com o Engadget, a ferramenta é consideravelmente mais rápida para "treinar" bots do que outros programas do tipo. A empresa promete que ela é capaz de familiarizar os programas "com mais de um bilhão de palavras em menos de dez minutos usando um processador normal com múltiplos núcleos".

Voltada para desenvolvedores, a ferramenta classifica palavras e gera bibliotecas às quais pode recorrer quando um usuário as utiliza. Ela pode, por exemplo, ensinar a um bot o que significa a palavra "sapatos". Em seguida, quando um usuário enviar ao bot uma mensagem como "quero comprar sapatos", o robô saberá o que mostrar ao seu interlocutor.

Investindo no mercado

Faz sentido que a empresa disponibilize ferramentas para que desenvolvedores criem bots cada vez melhores. Essa área é uma enorme aposta do Facebook, e parece ter sido recebida com sucesso. Atualmente, já existem robôs capazes de atuar como serviço de emergência e como DJ, além de substituir alguns aplicativos como o Prisma.

Também seria uma boa oportunidade comercial para o Facebook. Recentemente, a rede social passou a parmitir que os bots enviem propagandas a seus usuários. A Microsoft é outra empresa que está tentando embarcar nessa tendência, e permite que desenvolvedores criem bots pelo Skype também. As empresas acreditam que os bots poderão ser tão populares quanto aplicativos no futuro.

Fonte: Olhar Digital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.