Notícias

Google tem uma nova empresa-irmã dedicada a cibersegurança

A Alphabet, gigante da tecnologia que é dona do Google, anunciou recentemente a criação de uma nova companhia chamada Chronicle. A Chronicle é parte do Google X, uma empresa dedicada a ideias altamente experimentais, e vai se dedicar ao problema da cibersegurança.

Segundo Astro Teller, o diretor da Google X, a ideia da Chronicle é criar uma espécie de "sistema imunológico digital". "A realidade da maioria das empresas hoje quando se trata de cibersegurança é reativa: encontrar e limpar o estrago", disse.

Mas "a verdadeira revolução, que ainda está há alguns anos de distância, é prever e prevenir ciberataques antes de que eles infiltrem a rede de uma organização", considera Teller. Para isso, ele havia criado uma equipe dedicada a esse problema no Google X, e hoje essa equipe se tornou uma empresa à parte.

 

 

 

Ferramentas

 

De acordo com Stephen Gillett, o CEO da Chronicle, a empresa vai operar em duas frentes. A primeira delas é oferecendo e atualizando um software de detecção de malware chamado VirusTotal, que foi comprado pelo Google em 2012. Segundo o The Verge, o VirusTotal detecta mais de um milhão de novos malwares por dia.

 

Por outra parte, a empresa também oferecerá uma nova plataforma de inteligência e análise de cibersegurança. A Chronicle espera que essa nova plataforma "ajude empresas a gerenciar e compreender seus dados relacionados a segurança".

Essa ideia vai ao encontro de outra fala de Teller, que acredita que "a informação de que as equipes de segurança precisam para identificar e investigar ataques já está nas ferramentas de segurança e sistemas de TI das organizações, mas escondida em enormes volumes de dados e portanto não pode ser facilmente encontrada".

Não há ainda mais detalhes sobre os produtos da empresa. No entanto, de acordo com Gillett, versões alfa dos sistemas da Chronicle já estão sendo testadas em diversas empresas da lista Fortune 500 - a lista que enumera as 500 empresas mais valiosas do mundo.

Fonte: Olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.