Notícias

Hubble captura imagem tão bela de Saturno que nem parece real.

Saturno, com seus anéis, costuma ser objeto de curiosidade e, até, admiração. Uma nova imagem capturada pelo Hubble mostra o planeta tão nitidamente que ele nem parece real. A foto foi tirada em 20 de junho de 2019, quando Saturno estava a cerca de 1,36 bilhão Km da Terra — que foi quando ele esteve o mais próximo do nosso planeta.
A imagem é parte do programa Legado das Atmosferas dos Planetas Exteriores (Outer Planet Atmospheres Legacy - OPAL), cujo objetivo é coletar imagens dos planetas gasosos do sistema solar para compreender suas atmosferas. Essa é a segunda foto anual de Saturno como parte do OPAL. A foto, além de bonita, é científica.
Graças ao programa, sabe-se que a gigantesca tempestade hexagonal que ocorreu no polo norte do planeta desapareceu e que tormentas menores vêm e vão frequentemente. Além disso, há mudanças sutis, geralmente gelo feito de amônia no topo.
A Nasa divulgou, ainda, um vídeo em time-lapse com as imagens de Saturno obtidas pelo Hubble. Nele, é possível ver parte das mais de 60 luas do planeta, enquanto elas orbitam ao seu redor. São 33 imagens de 19 e 20 de junho de 2019.
Fonte: olhardigital
 

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.