Notícias

Microsoft recria ambientes em realidade virtual para treinamentos de emergência

A Microsoft acredita que a realidade virtual pode colaborar muito na hora de grandes desastres naturais, e por isso está desenvolvendo uma tecnologia que recria grandes construções em um mundo virtual para pessoas aprenderem como lidar em caso de terremotos ou enchentes.

Em um vídeo postado no site da empresa, pesquisadores da Microsoft explicam como estão reconstruindo edifícios do mundo real para treinar pessoas para situações de resgate. Uma simulação de terremoto, por exemplo, pode ajudar pessoas dentro de prédios a agirem da melhor maneira possível caso isso venha a acontecer no mundo real.

A Microsoft usa robôs equipados por sensores para medir a distância e coletar imagens de construções, para depois juntar tudo em um ambiente virtual. Mapas em três dimensões cheios de objetos virtuais podem ser acessados com uso de um visor de realidade virtual, que usa seus próprios sensores para rastrear a posição do usuário dentro do ambiente recriado.

Assim, a pessoa com o visor consegue experienciar situações potencialmente perigosas, o que pode ajudar no treinamento para tais situações.

Fonte: Olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.