Notícias

Missão espacial japonesa explode parte de asteroide para coletar amostras.

Uma missão espacial japonesa teve sucesso em pousar em um asteroide chamado 162173 Ryugu e, como se não bastasse apenas atingir o astro em movimento, uma bomba foi explodida em sua superfície. A JAXA  — que é a versão japonesa da NASA — coletou os mais diversos tipos de dados do asteroide, tornando possível a criação de um mapa detalhado de sua superfície.

A nave Hayabusa2 se aproximou do asteroide e disparou um projétil que causou uma pequena explosão no astro. A espaçonave, que já estava a apenas 8,5 metros da superfície, deixou-se cair para poder coletar os pedaços extraídos do asteroide. Não é certeza que deu tudo certo e pode ser que nenhuma parte tenha sido armazenada corretamente para o retorno, mas a JAXA acredita que a missão tenha obtido sucesso.

Essa missão espacial japonesa começou ainda em 2014, quando a Hayabusa2 decolou. Ela alcançou o asteroide em junho de 2018 e vai ficar na órbita dele até dezembro de 2019. Confira no vídeo a seguir o momento em que o projétil é detonado no asteroide e a nave desde para coletar as amostras.

Fonte: tecmundo

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.