Notícias

Para que serve a tecla Insert do teclado?

Já aconteceu de você estar escrevendo um texto no computador, voltar ao começo dele para editar e então descobrir que cada letra que você escreve apaga a letra que estava no lugar dela anteriormente? Se sim, é possível que você tenha, sem querer, apertado a tecla Insert. A tecla Insert, antigamente, era usada para alternar entre dois modos de escrita: inserção e substituição. O modo inserção (ou "Insert", em inglês, daí o nome da tecla) é o que se usa normalmente: quando você digita uma tecla, essa tecla é acrescentada no local onde seu cursor está. Por exemplo, imagine que você tenha a seguinte palavra: "ca|melo" (o | representa a posição do cursor). Se você escrever "ra", a palavra resultante será "cara|melo". No entanto, há também o modo de substituição (ou "Overtype", em inglês). Nesse modo, a tecla pressionada substitui o caractere que está na frente do cursor. Nesse caso, imagine novamente a mesma situação: "ca|melo". Se você estiver no modo de substituição e digitar "b", você ficará com a palavra "cab|elo". Para alterar entre os dois modos de escrita, basta apertar a tecla Insert. Curiosamente, porém, a funcionalidade dessa tecla vem desativada por padrão na maioria dos softwares de edição de texto atuais. É possível que essa alteração tenha sido feita pelo fato de muitas pessoas apertarem a tecla sem querer e depois não conseguirem voltar ao modo anterior de escrita. Uma busca rápida no Google revela uma série de tutoriais da década passada com truques para desabilitar permanentemente essa tecla, o que reforça essa ideia. Assim como a tecla "Scroll Lock", ela parece ser uma "sobra evolutiva" dos teclados.

Outras funções.

Talvez quase ninguém saiba, mas a tecla Insert também pode ser usada para copiar e colar conteúdo da mesma maneira que a combinação Ctrl+C e Ctrl+V. Selecionar algo e pressionar Ctrl+Insert faz com que aquilo seja copiado para a área de transferência; em seguida, pressionar Shift+Insert faz com que o conteúdo selecionado seja colado na posição do cursor. Há ao menos uma função adicional para ela. Em alguns notebooks da Dell, pressionar a tecla Function (ou "Fn") + Insert faz com que o notebook entre em "modo descanso" imediatamente. Isso desliga a tela, o teclado e as conexões do aparelho. Para fazê-lo "acordar" novamente, basta apertar o botão liga/desliga. Pelo fato de a tecla ser pouco usada - e frequentemente odiada -, alguns notebooks não têm uma tecla Insert dedicada. Nesses casos, no entanto, ainda é possível usar as funções do Insert. Ela às vezes aparece junto ao número 0 do teclado numérico: nesses casos, a tecla se chama "0/Ins". Em alguns casos mais problemáticos, ela fica junto da tecla Print Screen, e pode acabar mudando o modo de digitação toda vez que alguém tira um print da tela.
Fonte: olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.