Notícias

Sony: botão 'X' do PlayStation é chamado da forma errada há anos.

Quando a conta oficial do PlayStation no Twitter perguntou a seus 17 milhões de seguidores como chamavam ao botão X do joystick, a maioria (81%) confirmou que o conhece por "xis". Para quem tem um console da série, isso é praticamente um consenso há muito tempo, mas, para a Sony, a nomenclatura popular não importa: o nome oficial do botão é "cross" (cruz).
O DualShock, como é chamado o controlador do PlayStation, tem o mesmo formato desde o primeiro console, lançado nos anos 1990. Há algumas mudanças entre as versões, mas a estrutura de analógicos paralelos e botões com símbolos geométricos permanece intocada. O botão X é o mais acionado nos jogos e se popularizou com um nome mais curto: "xis" por aqui ou "eks" em países de língua inglesa. E a Sony se aproveitou disso para brincar com os fãs.
A Sony não é a única a sofrer com esse problema — a Apple passa o mesmo, por exemplo, com o iPhone X: ele deveria ser lido como "iPhone 10" (o "X" em numeral romano). Além disso, o movimento nas redes também rendeu algumas pérolas, como as do usuário Drencrom que chama os botões de pedaço de pizza (triângulo), pizza inteira (círculo), caixa de pizza (quadrado) e sem pizza (X).
Fonte: olhardigital
 

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.