Notícias

Windows tem ferramenta gratuita para gerenciar o uso de memória RAM.

No Windows, muitos usuários estão acostumados a visitar o Gerenciador de Tarefas para identificar os programas que mais consomem memória RAM. Agora, se você já se perguntou como exatamente o Windows está gerenciando esse componente, a Microsoft tem uma ferramenta gratuita justamente para isso. Seu nome é RAMMap e sua versão mais recente é de apenas alguns meses atrás. 
O serviço, compatível com o Windows Vista, Windows 7, Windows 8 / 8.1 e Windows 10, é definido como um utilitário de análise avançada de memória física para auxiliar o usuário a entender como o Windows gerencia a RAM. Isso significa que ele oferece respostas para várias dúvidas que você possa ter a respeito do gerenciamento de memória, de como o sistema está alocando a memória física, para quantos dados de arquivo são armazenados no cache ou para quanta RAM é usada pelo kernel e drivers dos seus dispositivos.

Sua interface é bastante simples. Ela se parece um pouco com o bom e velho Gerenciador de Tarefas, com diferentes guias, porém oferece mais informações. Por exemplo, a primeira guia pode fornecer um resumo do uso de memória de acordo com os tipos — isso inclui desde o espaço usado ativamente até aquele que está em modo de espera (standby).

Às vezes, alguns programas reservam a memória RAM em grandes quantidades porque precisarão dela em algum momento, mas não estão necessariamente usando-a naquele instante. Isso significa que essa memória não estará disponível para ser utilizada por outros programas em atividade. Com o RAMMap, você pode liberá-la clicando em "Empty" e depois em "Empty Standby List". Isso pode ser útil quando formos executar um programa que consome muitos recursos, como um game muito pesado ou um software de edição de vídeo.

Fonte: olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.