Notícias

Workplace Chat: Facebook lança app desktop para ambiente de trabalho

Serviço oferece mesmas funções de aplicativos móveis e deve ganhar chat em vídeo em breve.

Workspace, a plataforma do Facebook voltada para ambientes de trabalho, ganhou um novo aplicativo de conversas e mensagens para desktop. O programa foi lançado para comemorar o primeiro aniversário do serviço, que chegou em outubro de 2016, e conta com um novo design.
O Workspace Chat — que pretende ser uma opção ao Slack ou Microsoft Teams/Yammer — possui as mesmas funcionalidades no desktop que as apresentadas nos aplicativos móveis e na versão para navegador (Web). O software permite usar funções populares como reações, menções e GIFs em conversas com uma ou mais pessoas e pode ser usado no Windows, macOS, Android e iOS (iPhone).
Segundo o Facebook, desde o lançamento, 14 mil organizações em todo o mundo já utilizam a plataforma para unir equipes, dando à rede social um novo significado que não a distração e lazer. A versão desktop vem em resposta ao feedback desses usuários, assim como bots que foram lançados para ajudar equipes a trabalhar mais rapidamente tal qual acontece no Facebook Messenger.
Um exemplo é o "Mood-O-Meter" que permite que uma equipe de recursos humanos use dados do chat de trabalho para pesquisar o humor de seus funcionários — polêmico, do ponto de vista de privacidade. Porém, prático já que o ambiente virtual foi feito apenas para "falar de trabalho" e cuidar de projetos.

Bate-papo em vídeo no trabalho

Outra novidade que deve ser implementada em todas as versões — móveis e desktop — dentro de poucas semanas é a possibilidade de fazer chats em vídeo. O recurso vai funcionar tanto em conversas com uma ou mais pessoas e é uma extensão do vídeo ao vivo, que já foi implementado no Workspace no final de 2016. Algumas das funções estavam apenas em caráter "beta fechado".
Além do chat, o Workspace permite que os colaboradores de uma empresa cliente do Facebook se conectem também a diferentes serviços de armazenamento em nuvem como OneDrive e Dropbox e de outros desenvolvedores.
A proposta do Workspace é permitir que empresas forneçam a seus funcionários uma plataforma semelhante à do Facebook — a qual já estão acostumados e fazem uso diário, sem demandar adaptação — para que possam organizar suas tarefas e se comunicar online com colegas de trabalho e clientes com agilidade.
Em março, o Facebook lançou o Workplace Standard — uma versão gratuita e reduzida — com foco em pequenas empresas que pretendiam usar o Workplace, mas não precisavam de todos os controles administrativos e funções. 

 

Fonte:techtudo

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.