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6 erros que comprometem seus resultados em marketing digital

O Marketing Digital está presente (ou deveria estar) nas estratégias de todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte. Por meio dessas estratégias, muitas empresas estão conseguindo alcançar resultados incríveis, estreitar o relacionamento com seus clientes e compartilhar conhecimento, tornando-se referência no mercado em que atua.

Mas assim como histórias de sucesso, o Marketing Digital também tem seus momentos de fracassos. Devido aos erros cometidos pelos profissionais de marketing ou responsáveis pelo conteúdo e ações online, a imagem da empresa pode ser comprometida e o efeito poderá ser irredutível.

Por isso, selecionamos alguns erros que você deve evitar ao máximo cometer, para que os resultados que você almeja não sejam prejudicados.

1. Falta de planejamento

Este é um erro grave que muitas agências e empresas ainda insistem em cometer. No marketing digital, a falha no planejamento pode comprometer de imediato os seus resultados. É de extrema importância que você não se esqueça que tudo na internet é ao vivo: seu conteúdo, os comentários, opiniões e seus erros. Você age hoje e rapidamente sua ação pode gerar algo positivo ou não.

Planeje-se como uma ação preventiva. Trace um plano não somente focado em suas metas e investimentos, mas sim para prever possíveis falhas e diminuir erros.

Importante: compartilhe com sua equipe suas estratégias e ações e faça com que todos se integrem e façam parte de tudo.

2. Metas intangíveis

Quando listar seus objetivos, tenha em mente a verdadeira realidade de sua empresa e do mercado em que ela atua (ainda mais em tempos de crise em que nos encontramos). Evite frustações e retrabalho.

O ideal é apontar objetivos alcançáveis, que levam em consideração o tamanho da sua empresa, o alcance dela, a situação de sua equipe e, principalmente, o investimento que você pode realizar e cumprir!

Um exemplo é em relação ao SEO. Esta estratégia requer investimentos a longo prazo devido a produção de conteúdo e expertise. Ou seja, traçar uma melhoria de SEO em 2 meses é um objetivo inalcançável. Ser realista deixa você mais perto do sucesso!

3. Não acompanhar os resultados

Uma das principais características do marketing digital é você ter a possibilidade de analisar os resultados de seus conteúdos e campanhas em tempo real. Ignorar esses dados valiosíssimos é um erro muito grave.

É preciso estar atento às informações coletadas durante os esforços digitais de comunicação, conseguindo assim, ser mais assertivo e evitar o retrabalho. Veja o que o público comenta, compartilha, marca os amigos. Essas preferências e indicações servirão como pauta para seus próximos posts serem ainda mais atraentes!

4. Escolher os canais errados

Muitos profissionais, no momento de traçar as estratégias digitais, pensam em incluir a marca em todas e possíveis redes sociais e ter um blog. No entanto, é preciso se atentar e entender que cada marca tem um perfil de público, com comportamentos e presenças diferentes.

Por isso é tão importante conhecer a fundo os hábitos, preferências e anseios de seu público, para estar presente no momento certo e no lugar certo. Com suas pernonas definidas, fica mais fácil definir os melhores canais para alcançar ótimos resultados.

5. Vender em momentos inoportunos

Cada público tem uma hora em que está mais inclinado a fechar um negócio com você. De nada adianta você ser mais agressivo na venda, se ele está apenas procurando mais informações sobre seus produtos. É fundamental você saber exatamente qual o melhor momento para estabelecer a venda em si. Para isso, o funil de vendas é uma estratégia perfeita para você acompanhar e entender em qual momento este cliente está e agir de forma correta. Caso contrário, você vai insistir em uma venda na hora errada e fazer com que este público te ache invasivo demais, prejudicando a imagem de sua empresa e te abandonando.

6. Errar no conteúdo

O equilíbrio entre a qualidade e a quantidade em seu conteúdo é muito importante para que ele seja realmente impactante. Os erros mais comuns são encher a sua timeline com diversos conteúdos (que estão ali sem um propósito claro), ou fazer um conteúdo excelente 1 vez por mês apenas.

O ideal é ter relevância e ser constante. Você pode postar em sua página até conteúdos que não foram feitos pela sua empresa, mas se eles forem interessantes, que agreguem algo para seus leitores, ele pode ser realmente relevante para sua empresa. Lembre-se que os internautas perdem o interesse nas marcas que ficam muito tempo sem interagir ou por aquelas que não produzem algo próprio.

Tente ao máximo evitar esses erros para não comprometer a sua estratégia digital. Gerar resultados pela internet via redes sociais e blog é algo que veio pra ficar e é preciso ficar atento aos detalhes, pois não adianta estar presente. É preciso ter frequência, publicar conteúdo de qualidade e sempre interagir com seu público.

 

 

Fonte: mLabs

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