Notícias

Apple revela as novidades do iOS 10

A Apple apresentou hoje, em San Francisco, nos EUA, a nova versão do sistema operacional do iPhone. Na abertura da WWDC 2016, evento anual voltado aos desenvolvedores, a empresa detalhou as funções embarcadas no iOS 10, que será disponibilizado para download no fim deste ano.

O update traz várias novas funções ao 3D Touch, sistema que identifica a força com que o usuário pressiona o touchscreen da tela do iPhone 6s e 6s Plus. Diretamente da tela de bloqueio, o smartphone agora mostra mais detalhes sobre notificações e widgets sem precisar desbloqueá-lo.

O usuário também pode agora acessar a câmera do iPhone pela tela de bloqueio apenas deslizando-a para a esquerda. Outros aplicativos também mostram muito mais dados e informações através do 3D Touch, com uma pequena janela de preview até para vídeos.

A Apple também revelou que a Siri será aberta para desenvolvedores criarem novas funções para seus aplicativos. Com o iOS 10, será possível pedir à assistente virtual que envia uma mensagem para um contato usando o app que você preferir, como o WhatsApp.

Há mudanças também no teclado nativo do iOS 10. O smartphone agora detecta o contexto de textos e conversas para sugerir palavras e expressões para completar sua frase, usando até dados sobre localização e compromissos guardados na sua agenda. Tudo com integração à Siri.

O iOS 10 também traz ao iPhone e ao iPad um sistema de reconhecimento que identifica o conteúdo das suas fotos. Semelhantemente ao que o Google faz em seu aplicativo Fotos, o novo sistema móvel da Apple também será capaz de sugerir pastas organizadas por pessoas, locais e até "memórias".

A ideia é que o aplicativo seja capaz de criar até pequenos filmes com suas fotos automaticamente, reconhecendo fotografias registradas em um mesmo local e até incluindo música. O usuário só precisa escolher um humor e deixar que o app coloque as imagens com um efeito e trilha pré-selecionados.

O aplicativo News também ganhou novidades: um design remodelado e notificações em push para notícias urgentes. Já o HomeKit, que ajuda o usuário a controlar sua casa conectada, agora se chama apenas Home e está integrado à central do controle do novo iOS e também à Siri. Com ele, você pode acender luzes e abrir a porta da garagen de casa pelo smartphone.

A Apple não esqueceu que o iPhone é também um telefone celular. O aplicativo de chamadas ganhou integração com outros apps de mensagens, como o Messenger e o WhatsApp, e também com identificadores de números. Além disso, a tela de bloqueio agora pode ser personalizada para colocar uma foto do contato que está ligando para o usuário.

O iMessage também ganhou uma série de novos recursos. O app de mensagens nativo do iOS agora tem emojis maiores e um botão para transformar algumas palavras no seu texto em emojis automaticamente. Fotos também podem ser enviadas com um filtro que "esconde" o conteúdo até que o usuário deslize o dedo pela tela para revelá-lo.

Os balões de diálogo agora podem ser personalizados. Para mandar uma mensagem mais agravante, você pode enviá-la com um balão que salta à tela chamando a atenção do contato, ou um que surge timidamente para expressar sentimentos mais sutis.

É possível também responder mensagens com "curtidas" em forma de etiquetas e enviar desenhos feitos diretamente na tela. O iOS 10 também permite que o usuário transforme o texto de suas mensagens em letra cursiva ou que envie efeitos de tela inteira, como um show de balões coloridos no feed de conversa.

Por fim, a Apple revelou que o iOS 10 começa a ser disponibilizado para desenvolvedores nesta segunda e que a versão beta do sistema será lançada em julho. Os modelos compatíveis incluem todos os iPhones a partir do iPhone 5 e, entre os iPads, receberão o update os modelos lançados a partir do iPad 4, incluindo iPad Air, iPad Pro e iPad Mini.

 

Fonte: Olhar Digital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.