Notícias

Apple Watch vai ganhar autenticação sem senha em breve

A empresa Nok Nok Labs, especializada em soluções de autenticação online, criou um método seguro para autenticação de serviços que não requer a digitação de senhas. Esse recurso pode funcionar em smartphones, PCs e smartwatches, sendo que a primeira plataforma de relógios inteligentes a receber um kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) é o Apple Watch.

A Nok Nok Labs é um dos membros da organização FIDO (Fast ID Online Alliance, ou Aliança de Autenticação Rápida Online em português), criada em 2013, com o objetivo de desenvolver padrões de autenticação seguros para diminuir a necessidade de uso de senhas.

O recurso da NNL vai permitir que os usuários do Apple Watch possam fazer logon em serviços online de todo tipo, bastando, para isso, que os usuários confirmem uma solicitação tocando na opção correspondente. O próprio relógio será o fornecedor da autenticação segura.

Por que a FIDO foi criada

As senhas não são uma pedra no sapato somente dos usuários de serviços online. Elas impactam toda uma cadeia de tarefas. Veja as principais razões para as empresas desejarem diminuir ou, eventualmente, abolir as senhas:

até 51% das senhas são reutilizadas;
1/3 das compras online é abandonada por esquecimento de senhas;
o custo médio de suporte técnico para a redefinição de uma única senha nos EUA é de US$ 70;

Como dito, os primeiros smartwatches a fazer uso do recurso serão os da Apple, mas a funcionalidade tende e se expandir. No início, a aplicação também será limitada a sistemas corporativos, com o recurso chegando a outros dispositivos, até se tornar um padrão.

Fonte: tecmundo