Notícias

Asus comenta semelhança entre novo Zenfone 5 e iPhone X

Nesta terça-feira, 27, a Asus apresentou ao mundo a família Zenfone 5, incluindo três modelos diferentes. Em comum entre eles está o design, que de cara chamou a atenção pela semelhança com o iPhone X, da Apple.A imprensa internacional fez questão de notar a semelhança. O Android Central, por exemplo, deu suas primeiras impressões sobre o Zenfone 5 dizendo "este iPhone X roda Android". Já o Gizmodo falou que a Asus "fez uma cópia mais barata" do iPhone. No Twitter, os comentários não foram muito diferentes. "Copiaram o design na cara dura", disse um usuário da rede social. Outro escreveu que a Asus "se tornou o que ela um dia jurou combater". E, como não podia deixar de ser, teve quem apenas fizesse piada com a situação. 

Na apresentação do celular, a Asus não fugiu das comparações. O brasileiro Marcel Campos, chefe global do departamento de marketing da empressa, chegou a dizer que a "franja" no topo da tela do Zenfone 5 é "26% menor" que a do "Fruit Phone X", em alusão ao iPhone.

Em conversa com o The Verge (que chamou o Zenfone 5 de "um clone sem vergonha do iPhone X"), Marcel comentou as comparações. "Algumas pessoas dirão que estamos copiando a Apple, mas nós não podemos fugir do que os usuários querem."

E completou: "Você tem que seguir as tendências". De fato, o número de novos celulares com tela quase sem bordas e um entalhe no topo da parte frontal para acomodar sensores aumentou desde que a Apple lançou o iPhone X no ano passado.

O Zenfone 5 sequer é o primeiro clone mais barato do iPhone X com Android a surgir no mercado. Só em fevereiro apareceram dois aqui no Olhar Digital: o Oukitel U18, com bateria gigante e preço acessível; e o Doogee V, que tem leitor de digitais na tela.

Vale ressaltar também que o iPhone X não foi o primeiro a apostar num design pitoresco como esse. Antes dele, o Essential Phone, primeiro celular da nova empresa do criador do Android, Andy Rubin, também veio com um recorte no topo da tela.

No caso dos clones, a maioria é vendida somente na China. Mas como a Asus tem forte atuação no Brasil, é provável que o Zenfone 5 seja lançado aqui em breve. Quando chegar, deve custar bem menos do que o iPhone X, que é vendido por R$ 7.000 no país.

Outra empresa acusada de se inspirar demais na Apple com seu novo lançamento, a Samsung teve uma postura diferente da Asus. A empresa negou que os AR Emojis do Galaxy S9 sejam uma cópia dos Animojis, do iPhone X, apesar a nítida semelhança entre os recursos.

Fonte: Olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.