Notícias

Brasileiro cria software de segurança que torna senhas 'invioláveis'

Ewerton Rodrigues Andrade é o engenheiro brasileiro que criou o Lyra2, software de proteção de senhas que é quase "inviolável". O sistema pode reforçar os obstáculos no caminho de hackers que tentam roubar senhas de bancos de dados, sites ou até mesmo smartphones e PCs.

O Lyra2 é um sistema feito para barrar os chamados "ataques de força bruta", em que um programa tenta desbloquear uma conta inserindo repetidamente diferentes opções de login e senha. Um software usado nesse tipo de ataque pode gerar centenas de senhas por minuto até acertar a combinação correta de caracteres que lhe dará acesso ao sistema.

O que o Lyra2 faz é dificultar ainda mais esse processo. "Criamos funções que encarecem o ataque ao ponto de torná-lo inviável financeiramente", explica Ewerton, o criador do software. Em outras palavras, um ataque de força bruta realmente potente pode até burlar a segurança do Lyra2, mas vai precisar de um computador igualmente potente - o que vai custar um bom dinheiro ao hacker.

"Para senhas de complexidade média, por exemplo, o valor gasto com a aquisição de memória para a construção de um hardware capaz de burlar a proteção do Lyra2 é de cerca de US$ 126 mil. Já para senhas de alta complexidade, que exigem diversos caracteres, letras, número e símbolos, o investimento exigido pode chegar a US$ 8,3 bilhões", diz Ewerton.

O Lyra2 é fruto da tese de doutorado do engenheiro brasileiro e tem licença livre.  A única condição de uso do software é de que seja citada a fonte.

Fonte: Olhar Digital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.