Uma pesquisa feita por cientistas da computação da Apple sobre como carros autônomos podem visualizar melhor ciclistas e pedestres usando menos sensores foi postada na internet, no que parece ser o primeiro relatório da companhia divulgado publicamente sobre veículos autônomos.
O relatório de Yin Zhou e Oncel Tuzel, enviado no dia 17 para a publicação independente arXiv, da Universidade de Cornell nos EUA, é significativo porque o famoso segredo corporativo da Apple ao redor de produtos futuros tem sido menos rigoroso em relação a pesquisas sobre inteligência artificial e aprendizado de máquinas.
Os cientistas propuseram uma nova abordagem de software chamada "VoxelNet" para ajudar os computadores a detectarem objetos tridimensionais.
Os carros autônomos geralmente usam uma combinação de câmeras bidimensionais e um radar laser, chamado de Lidar, para reconhecer objetos.
Os pesquisadores da Apple dizem ter conseguido "resultados altamente satisfatórios" na detecção de pedestres e ciclistas apenas com o Lidar em simulações de computador, ainda sem testes na vida real.
A Apple não quis comentar a pesquisa. Os acadêmicos normalmente compartiham seu trabalho livremente com colegas de outras organizações. Recentemten, a Apple criou o Apple Machine Learning Journal, uma publicação interna para seus pesquisadores.
Em abril deste ano, a Apple deus as primeiras pistas sobre seu programa para carros autônomos. Em junho, o CEO, Tim Cook, afirmou que a empresa está focada nessa tecnologia, mas isto não quer dizer que ela está construindo um carro por completo.
'Corrida' pelo pioneirismo
Várias companhias estão desenvolvendo veículos autônomos e espera-se que alguns modelos cheguem ao mercado em 2020.
Entre essas empresas estão fabricantes de automóveis como General Motors, Ford, Nissan, Mercedes-Benz e Toyota, além de empresas de tecnologia como Uber e Waymo, que faz parte da Alphabet do Google.