Notícias

Como configurar respostas automáticas no WhatsApp.

O WhatsApp é um dos programas mais populares para a troca de mensagens, sendo que ele está disponível para celulares e até mesmo para computadores. Apesar de estar sempre recebendo atualizações, alguns recursos bem úteis ainda não chegaram ao aplicativo de forma oficial ou ficam restritos para determinada versão dele.
Um recurso bem popular e ainda exclusivo do WhatsApp Business fica por conta das respostas automáticas, que como o nome sugere, faz com que o próprio app envie mensagens sem sua intervenção para quando você não pode responder no aplicativo. Se você não tem o WhatsApp Business e quer este recurso, confira a seguir como configurar respostas automáticas para o WhatsApp para Android.

Importante

O tutorial exibido a seguir faz o uso de um aplicativo não oficial para WhatsApp, que está presente na Google Play. Apesar de sser mais útil para o WhatsApp normal, o programa também é compatível com o WhatsApp Business.

Como configurar respostas automáticas para o WhatsApp

Assim como foi mencionado anteriormente, é necessário realizar o download de um aplicativo na Google Play, que precisa ser configurado para funcionar corretamente. Veja como prosseguir:

Acesse a Google Play e realize o download do AutoResponder para WA;
Ao abrir o programa pela primeira vez, toque em “Configurações de notificação” e habilite a chavinha do “AutoResponder for WA”. Na mensagem que surge, toque em “Permitir” e volte para a tela principal do aplicativo;
Na tela principal do aplicativo, toque no ícone de “+” e em “Todos” ao lado de “Mensagem recebida”. Na mensagem que surge, toque em “Ok”;
Já em “Responder mensagem”, defina qual será o texto a ser enviado como a sua resposta automática. Por fim, toque no ícone de confirmação;
De volta a tela principal do aplicativo, certifique-se de deixar os dois ícones marcados em verde, assim como sugere a imagem a seguir.

A partir deste momento, qualquer mensagem recebida no WhatsApp será respondida de forma automática pela regra criada. Assim, quando não precisar mais da resposta automática, você apenas precisará desmarcar a chavinha principal do AutoResponder para WA.

Para cada regra criada, diferente do WhatsApp Business, também é possível definir as pessoas, que deverão receber a resposta automática. Ou seja, não é necessário que uma regra tenha uma mesma resposta para todos os seus contatos. Na imagem abaixo, por exemplo, apenas a pessoa mencionada em “Contatos específicos” é quem estará recebendo a resposta automática.

 

Outra função interessante do aplicativo também fica para a regra por palavras, que definem respostas automáticas a partir do conteúdo de uma mensagem recebida. Entretanto, para que elas funcionem corretamente, é necessário definir o nível de similaridade de conteúdo da mensagem nas configurações do AutoResponder para WA.

Pronto! Agora, você já sabe como ter respostas automáticas personalizadas para o WhatsApp sem precisar utilizar a versão Business do mensageiro.

Fonte: olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.