Notícias

Facebook Flat é bloqueado e retira botão que mostra quem viu seu perfil

Após o Facebook Flat atualizar e inserir um botão para descobrir quem visualizou seu perfil, a função foi retirada do plugin nesta quinta-feira (19). De acordo com o desenvolvedor da extensão para Chrome, Rof Tentik, a remoção da ferramenta foi motivada por diversas críticas e pressão da rede social. A maior delas, do próprio Facebook. A rede social está bloqueando todos os links que encaminhavam para o plugin (incluindo o link da Chrome Web Store). 

Tudo Sobre o Facebook
A função "Profile visitors" prometia revelar os vinte usuários que mais visitaram seu perfil. O critério utilizado para eleger os stalkers não foi revelado. Segundo Tentik o recurso já existe dentro do próprio Facebook. "Essa é uma função escondida no Facebook e ninguém pode vê-la no código-fonte. O que eu fiz foi criar uma interface para isso", alega. Ainda na noite de quarta-feira (18), O Facebook Brasil enviou uma nota informando que, para usar a API da rede social, os apps devem respeitar as normas impostas a todos os desenvolvedores de aplicativos e plugins. Em resumo, não é possível mudar a rede social ou oferecer algo a mais. O que não ficou claro, porém, é se os desenvolvedores do Facebook Flat violaram as regras mostrando esses dados ou se, de fato, o plugin respeita a API e não oferece informações reais dos contatos de membros.
"Todos os aplicativos e sites que utilizam a nossa API devem seguir as nossas Políticas de Plataforma", informou um porta-voz do Facebook.
Após fazer sucesso na quarta-feira (18), os usuários que tentam usar o Facebook Flat nesta quinta-feira (19) encontraram problemas. Parte percebeu que o botão sumiu, outros tentaram acessar mas o botão passou a não responder. Em testes feitos pelo TechTudo, depois de não encaminhar para nenhuma página, o menu do Facebook Flat voltou a funcionar, mas sem a ferramenta que dedura os visitantes. De acordo com Tentik, o problema com o Facebook vai além da função que mostra quem viu o seu perfil. A rede social já estava tentando retirar o plugin do ar por causa da remoção de anúncios. 
A extensão está disponível apenas no Chrome e muda totalmente o layout do Facebook. A barra de menus do lado esquerdo fica maior e, além da ferramenta para mostrar os visitantes, o app permite remover anúncios e acessar os aplicativos, curtidas e notificações, tudo de um jeito renovado. O Facebook Flat apareceu em agosto deste ano, de forma inocente, apenas mudando o visual do site. O que não ficou claro, porém, é como o plugin tem acesso a essas informações e se realmente se tratam das últimas vinte pessoas que visitaram seu perfil - ou se é apenas uma pegadinha. Ou ainda se este é um ranking de quem visita o seu perfil com mais frequência na rede social de Mark Zuckerberg.
Dica: Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas
O fato é que a atualização do Facebook Flat assustou. Em alguns posts na rede social, muitas pessoas lembraram da função que fez sucesso no Orkut. No Flat, para usar a ferramenta é preciso baixar e instalar o plugin no navegador. Quem não tiver a extensão, não descobre quem viu seu perfil. Vale fazer o teste enquanto ainda há tempo.

Fonte: techtudo

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.