Notícias

Facebook usa IA para criar mapa de densidade populacional.

O Facebook está criando mapas detalhados de população para ajudar organizações de saúde, pesquisadores e universidades no combate de diversos surtos de doenças e no planejamento de campanhas de saúde pública. Eles se concentram na densidade populacional e oferecem estimativas demográficas, informações de como essas pessoas se movimentam e dados de cobertura de rede. A produção desses gráficos foi feita por uma inteligência artificial própria para isso. 
Segundo o que o Facebook sugeriu, esses mapas podem ajudar as organizações de saúde a determinar melhor como lidar com surtos ou distribuir suprimentos. Grupos como a Cruz Vermelha já estão usando essa função para determinar áreas nas quais as pessoas estão concentradas e coordenar campanhas de informação de saúde, inclusive em locais remotos.

Os mapas criados pela empresa

O Facebook afirmou que não usou os dados da rede social, imagens de satélite ou dados de censo para a criação dos mapas de densidade populacional, eles usaram uma tecnologia de inteligência artificial para a construção de “mapas populacionais que são 3 vezes mais detalhados do que qualquer outra fonte”. Esses dados estão separados por diversos indicadores, como por exemplo, crianças abaixo de cinco anos, quantidade de jovens e pessoas com mais de 60 anos.

Para a criação dos mapas de movimento, foram usados dados de pessoas que ativaram os serviços de localização no Facebook no smartphones. O seu objetivo é oferecer uma visão em tempo real dos padrões de mobilidade. Isso pode das às organizações de saúde parceiras da rede social estimativas sobre onde os surtos podem ocorrer.

Enquanto isso, os mapas de cobertura de rede podem ajudar as organizações a determinar quais canais online eles podem utilizar para se comunicar se comunicar com pessoas para saber locais onde podem ser localizadas clínicas de vacinação e montar pontos de distribuição. O Facebook conseguiu criar esses mapas porque a maioria das pessoas que usam a rede social em seus telefones está conectada a redes de dados de celular.

Os mapas de densidade populacional estão disponíveis publicamente, e podem ser consultados no site oficial. Os outros mapas criados pela plataforma estão limitados aos parceiros do Facebook, ou a pessoas que comprovem o motivo pelo qual quer utilizar esses dados.

Fonte: olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.