Notícias

Ha-ha-ha: Facebook estuda risadas na web. E isso é sério.

O riso é a chave do cifráfiro com o qual se explica o homem”, disse uma vez o historiador e ensaísta escocês Thomas Carlyle. E é tentando descobrir o que realmente significa o riso na web que uma equipe do Facebook publicou um trabalho abrangente sobre a diferença entre o “ha-ha-ha” e o “he-he-he”. Inspirados por um texto da revista The New Yorker, o pessoal de pesquisa do Facebook foi atrás do que significa a e-risada. Foi uma verdadeira pesquisa de dados no melhor estilo do analytics moderno. O grupo botou na peneira de informações os posts e comentários realizados na rede. O estudo parece uma bobeira, mas é sério. Alguns resultados mostram como as pessoas se comunicam pela web e como exprimir uma risada pode estar se tornando uma tendência mundial. Por exemplo, descobriu-se que 15% do mundo on line inclui o e-riso nas mensagens. A e-risada tem dialetos e preferências. O riso eletrônico mais comum é haha, seguido por vários emojis e hehe. Idade, sexo e localização geográfica desempenham um papel no tipo de riso e tamanho da palavra significativa. Os jovens e as mulheres preferem emojis, enquanto os homens preferem os he-hes. As pessoas em Chicago e Nova York preferem emojis, enquanto Seattle e San Francisco preferem ha-has. Há também distribuição do número de risos. Cerca de 52% das pessoas utilizaram um único tipo de risada, e cerca de 20% utilizaram dois tipos diferentes. Sabe-se que a expressão de riso varia de acordo com o idioma. Os de língua espanhola usam muito o je-je, que quando falado parece muito com nosso re-re. Brasileiros ficaram conhecidos no mundo dos games on line por rirem usando hue-hue, tanto que foram apelidados de “os huehues”.

Variações do riso.

Mas a pesquisa do Facebook, que pode ser conferida no blog da empresa, descobriu que os tipos mais comuns de risadas na web são o haha, hehe, lol e emoji, considerando aí variações e tamanhos. Haha é o mesmo que ha-ha-ha-ha-ha. Mas essa coleção de blocos ha pode significar a intensidade da risada, indo do sorriso comedido à gargalhada insana. E nisso há algo interessante: o “lol” está em decadência ou, pelo menos, em desuso. As letras parecem uma pessoa (a cabeça) com os braços levantados, como se estivesse rindo muito. O significado é esse mesmo. LOL é Laughing Out Loud (ri muito ou estou rindo à toa). E para que serve tudo isso? Como disse Carlyle, na citação acima, o riso pode explicar alguma coisa. Uma campanha política poderia ser medida em has? O mesmo para o lançamento de um produto? Imagine as publicidades no futuro. “Nosso refrigerante tem mais ha-ha-has do que o concorrente”. E que tal um político em cima de um palanque prometendo: “Darei mais he-he-hes para os pobres!!!”. Bom, talvez não devêssemos levar isso tão a sério. Pelo menos não a promessa política.
Fonte: voit

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.