Notícias

Nasa dá 1º passo para criar conexão de internet no espaço

 

Foi dado o passo inicial para se criar a primeira conexão de internet no espaço, um sistema inovador que poderá colocar em comunicação satélites, estações espaciais e, quem sabe um dia, humanos habitando outros planetas, por todo o Sistema Solar.  

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) acaba de instalar na Estação Espacial Internacional (ISS) uma tecnologia que é a base para uma conexão de internet, a DTN (Delay/Disruption Tolerant Networking).   

A tecnologia consta em um sistema que envia uma informação em determinados "pacotes" independentes de dados que se unem na sua destinação final, conseguindo assim transmitir uma mensagem.   

O DTN é bem útil para o espaço já que ele consegue lidar bem com períodos duradouros de interrupções de conectividade, o que se torna ideal para, por exemplo, receber informações de uma sonda na órbita de Plutão ou de um rover em uma das luas de Saturno sem se preocupar com possíveis interrupções de sinal e bloqueios de comunicação devido ao trânsito de outros planetas e corpos celestes.

A ação da Nasa é apenas um começo para a criação de uma rede de internet. Para que o espaço fique conectado, é necessário que a tecnologia seja instalada em outros lugares além da ISS. Quanto maior o número de nichos onde o DTN estiver funcionando, maior será a rede e melhor será a conexão. 

Fonte: Uol Tecnologia

 

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.