Notícias

O que fazer se o seu celular for roubado.

O roubo de celulares vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos. E o Carnaval é um momento propício para esse tipo de crime. Mas muita gente ainda não sabe como proceder quando o roubo acontece. Nesses casos, a primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência (BO) na delegacia mais próxima ou mesmo pela internet. Para isso, o usuário deve em ter em mãos a nota fiscal do celular e seu número IMEI (sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Nos sites da Apple e da Microsoft, é possível saber como descobrir o IMEI de gadgets com iOS ou Windows Phone. No Android 4.4, o usuário deve selecionar "Configurar", depois "Sobre o telefone" e então a opção "Status" para obter a informação. "O IMEI é como uma placa para um carro", explicou em entrevista a EXAME.com Marcello Ursini, presidente da seguradoraBemMaisSeguro.com. Ele lembra que, além do BO, o usuário deve solicitar o cancelamento da linha junto à operadora após a perda do celular.

Ocorrências.

"Há muitos casos de roubos em veículos. A pessoa está dirigindo, para no sinal e o bandido leva o celular", afirma Ursini. "Ocorrências também são comuns em ambientes como trens e metrôs", complementa. Segundo ele, apps como o Buscar Meu iPhone ajudam a saber onde o smartphone está, mas podem expôr o usuário a riscos desnecessários. Ele pensa a mesma coisa sobre os casos em que o ladrão pede um resgate e o dono do celular se dispõe a pagar. "Isso é totalmente desaconselhável. Como você vai negociar com um bandido que você não sabe quem é?", diz o executivo.

Seguros.

A empresa de Ursini oferece seguros para smartphones com vigência de 1 ano. Há seguros apenas contra roubos e outros mais completos, que cobrem também acidentes com o gadget e ligações feitas por quem rouba o celular. Para iPhone, há seguros com preços a partir de cerca de 20 reais por mês. Números levantados pela Bem Mais Seguro junto ao Governo do Estado apontam que, de 2013 para 2014, o número de roubo de celulares aumentou 149,6% na cidade de São Paulo. No Rio, o aumento também foi grande no período: 44%. Outros levantamentos apontam crescimento desse tipo de ocorrência em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador. Por isso, é bom ficar esperto.
Fonte: exame

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.