Notícias

Sequestro digital: entenda o que é isso e o que acontece quando um computador é afetado.

Golpe virtual pede resgate em troca da liberação de arquivos. Criminosos embaralham informações e geram chave para abri-las, mas não conseguem acessar conteúdo.

Com os cibertaques da última sexta-feira (12), que afetaram mais de 300 mil computadores em 150 países, muita gente ouviu pela primeira vez o termo sequestro digital.
- É parecido com o sequestro físico.
- Esse golpe virtual pede um resgate em dinheiro para liberar o que foi capturado.
- A diferença é que, no ataque a computadores, o que fica retido são os arquivos digitais das vítimas - vídeos, fotos, áudios, textos, planilhas e outros.
- Os criminosos criptografam os dados, ou seja, embaralham o caminho até eles.
- Eles ficam inacessíveis aos usuários.
Quer uma analogia com algo "à moda antiga"?

É como se, para chantagear alguém, criminosos alterassem a fechadura de uma casa. A vítima não consegue entrar, porque a chave não funciona. Mas isso não quer dizer que os criminosos tenham roubado o que estava lá dentro.

A comparação faz sentido porque, em casos como o do WannaCry, vírus de resgate que se espalhou na semana passada, os criminosos não têm acesso aos arquivos sequestrados. O vírus não é programado para roubar os dados, mas bloqueia o acesso das vítimas. Ainda tem dúvidas? Entenda, abaixo, o sequestro digital passo a passo.

A infecção.

A possibilidade mais provável para os ataques da semana passada é que o vírus tenha se espalhado por meio de e-mails maliciosos, aqueles que têm links ou anexos suspeitos. Esse é um método muito usado pelos golpistas que praticam o sequestro digital. No caso do WannaCry, o vírus também recebeu a ajuda de uma brecha no Windows, sistema operacional da Microsoft, que é o mais comum em computadores. A empresa já havia corrigido o erro em 14 de março, mas apenas nas versões mais atualizadas do sistema. Dito isso, seguem algumas dicas para se prevenir:

- Mantenha o sistema operacional do seu computador sempre atualizado
- Tenha muito, muito cuidado ao abrir links e arquivos recebidos por e-mail. Procure, primeiro, saber qual a procedência
- Faça cópias de segurança (backup) dos seus arquivos mais importantes. Você pode copiá-los em outros dispositivos, como pen drives e HDs externos, ou enviá-los para serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive e iCloud
Fonte: g1

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.