Notícias

Seu Android não carrega? Confira 3 possíveis soluções para o problema.

De tempos em tempos pode acontecer com você ou com algum conhecido: o smartphone não quer carregar. Você confere os cabos e conexões, certifica-se de que tudo está no lugar certo, mas por algum motivo o sinal de carregamento não aparece na tela. Em muitos casos, o melhor a se fazer é procurar uma assistência técnica autorizada. Mas, em outros, é possível corrigir o problema em casa mesmo, sem precisar recorrer a um especialista. Confira três possíveis soluções para um Android que se recusa a carregar a bateria.

1. Troque os cabos

Muitas vezes o problema de um celular que não carrega está no meio do caminho entre a bateria e a fonte de energia. Se você tem o hábito de usar cabos "paralelos" ou emprestados de outros aparelhos, é recomendável trocá-los por cabos originais ou pelo que veio junto com o seu smartphone. Se você já usa um cabo original, talvez valha a pena testar o cabo original de um outro aparelho para descobrir onde está o problema. Afinal, com o tempo e o (mau) uso, um cabo pode ir se desgastando por dentro, especialmente se ele for constantemente torcido ou enrolado. Nesse caso, vale a pena comprar outro - de preferência da mesma marca e modelo.

2. Faça uma limpeza

É possível que o obstáculo que está impedindo a energia de chegar à bateria seja nada menos do que sujeira. Verifique a porta micro USB (ou USB-C) do seu celular em busca de algum detrito, como fiapos do bolso da calça. Mas jamais insira qualquer objeto lá dentro, em hipótese alguma. Também não use água para limpar essas portas. Os conectores são muito sensíveis e, por mais que você tenha um smartphone resistente ou à prova de água, molhá-los continua sendo desaconselhável.

3. Troque a bateria

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, é possível que o problema seja na bateria. Se seu smartphone tem uma tampa traseira não-removível, procure a fabricante para conseguir uma bateria nova. Se a traseira for removível, vale a pena conferir se está tudo bem com a bateria instalada ali. Sinais de corrosão costumam ser bem nítidos, como deformidades, manchas ou até mesmo líquidos estranhos vazando da bateria. Se notar qualquer coisa assim, tire-a cuidadosamente do celular e procure uma unidade substituta com a fabricante. Em hipótese alguma use uma bateria "paralela" ou de outro aparelho, mesmo que o espaço seja o mesmo.
Fonte: olhardigital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.