Notícias

Tinta para impressora 3D pode ser usada para produzir ossos sintéticos

Pesquisadores da Northwestern University desenvolveram uma biotinta para impressora 3D, cuja composição sintética pode ser implantada em pacientes humanos. A grande inovação aqui é que a tinta consegue rapidamente induzir a regeneração óssea e o crescimento de um osso danificado.

Os pesquisadores estão chamando a tinta de “osso hiperelástico” que pode ser facilmente personalizado, fazendo-o especialmente útil para tratamento de traumas ósseos em crianças.

“Adultos têm mais opções quando falamos de implantes”, disse Ramille Shah, que liderou a pesquisa, em comunicado. “Pacientes pediátricos não. Se você der a eles um implante permanente, você terá de fazer mais cirurgias no futuro a medida que eles crescem. Eles enfrentam anos de dificuldades”.

O biomaterial é feito quase que integralmente de Hidroxiapatita, um mineral encontrado no osso humano. A Hidroxiapatita é misturada com uma pequena quantidade de polímero biocompatível e biodegradável, que tradicionalmente tem sido usado em aplicações médicas incluindo suturas.

Uma vez que for implantado cirurgicamente, o osso customizado age como um esqueleto altamente absorvente e poroso que aciona o corpo de um paciente para começar a fusão com o osso verdadeiro.

Os pesquisadores já testaram o material em um macaco, procedimento que teve sucesso ao se integrar com o osso verdadeiro do animal e não apresentou uma resposta imune negativa.

O material também foi testado na coluna de um rato. Segundo os cientistas, os resultados foram igualmente positivos e o osso se tornou vascularizado, rapidamente integrado com tecidos ao redor e rapidamente ossificado e suportou o crescimento do novo osso sem a necessidade de acrescentar outros fatores biológicos.

“Porosidade é algo enorme quando falamos sobre regeneração de tecido. Nossa estrutura 3D possui diferentes níveis de porosidade que é vantajoso para suas propriedades físicas e biológicas", defendeu Shah.

Fonte: IdgNow

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.