Notícias

Wi-Fi do futuro pode funcionar por laser e ser 20 vezes mais rápido

Imagine se a sua conexão com a internet fosse 20 vezes mais rápida do que a atual. Parece ótimo, certo? É exatamente isso que pode acontecer daqui há alguns anos quando as conexões Wi-Fi usarem mecanismos a laser para funcionarem.

A descoberta de que é possível usar esta tecnologia para melhorar as conexões sem fio nasceu por um estudo conduzido por Ibrahim Dursun e realizado na Universidade Rei Abdullah, na Arábia Saudita. Segundo afirma, a transferência de dados seria 20 vezes mais veloz do que a taxa média registrada atualmente.

Todo o aspecto de como a inovação funcionaria é bem técnico. Basicamente, os cientistas estão trabalhando em uma nova forma de gerar luz visível que é mais eficiente em termos energéticos e capaz de enviar e receber dados. Para isso acontecer, os lasers ligam e desligam em uma velocidade absurda enviando códigos binários para um receptor.

Esse processo leva cerca de 7 nanossegundos para acontecer e é 40 vezes mais rápido do que o mesmo método realizado por luzes de LED. A frequência de transmissão é de 491 megahertz e a taxa de envio de dados chega a alcançar 2 Gbps.

A inovação tecnológica ainda está em fase de pesquisas e não veremos ela disponível no mercado tão cedo. A previsão é de que ela ainda passe por diversos estudos antes de se tornar um produto para todos os consumidores.

Fonte: Olhar Digital

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.